Curadoria e História das Exposições no Brasil

com Bruna Costa e Vitor Gomes

Carga horária

12h

Datas e horários

segundas-feiras 1, 8, 15 e 22 de março de 2021 das 19h às 22h

Ementa

O curso se debruça sobre a história da curadoria de artes plásticas e visuais, no tocante a sua história, desenvolvimento e as nuances de atuação desse profissional ao longo dos últimos dois séculos. Abordaremos também aspectos da pesquisa curatorial e um breve panorama da história das exposições nos contextos nacional e internacional.

Público-alvo

Profissionais da arte e da cultura brasileiros, como técnicos, artistas, produtores, professores, curadores, críticos de arte, arte-educadores, entre outros que possuam interesse sobre o desenvolvimento da curadoria e da história das exposições em nosso país.

Plano de aula
  • Aula 1 – Introdução – aproximações do conceito de Curadoria

Genealogias da Curadoria. Algumas definições possíveis para os seguintes conceitos: curadoria; curador; exposição; cubo branco. Apresentação de autores seminais para o campo. Outras áreas apreendidas pela prática expositiva. Curadoria institucional e independente.

  • Aula 2 – Pesquisa curatorial

Aspectos que concernem à pesquisa para prática curatorial. Formações no campo e bibliografias disponíveis. Crítica de arte, História da Arte, Filosofia e outras áreas aplicadas aos estudos expositivos. Exemplos de projetos de arte contemporânea realizados no nosso contexto.

  • Aula 3 – História das Exposições – panorama internacional

Panorama sobre a história das exposições públicas no Ocidente. Apresentação de marcos expositivos desde o século XVI, incluindo a criação de academias de arte e museus, até a segunda metade do século XX. Análise de alguns exemplos históricos para o estudo curatorial.

  • Aula 4 – História das Exposições no Brasil

Panorama sobre a história das exposições públicas no Brasil, do século XIX aos nossos dias. Considerações sobre as exposições dentro da nossa história da arte, bem como a Semana de Arte Moderna em 1922, Bienal de São Paulo, a criação de museus, entre outros.

ARGAN, G. C. História da Arte como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

BASBAUM, Ricardo. Perspectivas para os museus no século XXI. Fórum permanente, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: http://www.forumpermanente.org/revista/edicao-0/textos/perspectivas-para-o-museu-no-seculo-xxi

CASTILLO, Sonia Salcedo del. Arte de expor – Curadoria como expoesis. Rio de Janeiro: Nau ed., 2014.
KLONK, Charlotte. Spaces of experience: Art Gallery interiors from 1800 to 2000. Yale University Press, 2009.

LAGNADO, Lisette. As tarefas do curador. In: Marcelina [antropofágica]. Revista do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. V. 1, 2008.

LAGNADO, Lisette. Por uma revisão dos estudos curatoriais. Revista Poiésis, n. 26, p.81-97, dezembro de 2015. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/p26/p26-3-dossie-8-lisette-lagnado.pdf

MALRAUX, André. O Museu Imaginário. Lisboa: Edições 70, 2011.

OBRIST, Hans Ulrich. Caminhos da Curadoria. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
O’DOHERTY, Brian. No Interior Do Cubo Branco: a ideologia do espaço da arte. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2002.

POMIAN, Krzystof. Enciclopédia Einaudi, vol. 1. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, p. 51-87, 1984.

Conheça os nossos professores

Bruna Costa

Curadora, historiadora da arte e professora. Formada em História da Arte pela EBA/UFRJ, com período sanduíche em Sapienza University of Rome, na Itália, atualmente é mestranda em Artes Visuais na linha de pesquisa História e Crítica da Arte no PPGAV/EBA/UFRJ. Pós-graduada em Crítica e Curadoria de Arte pela IUPERJ/UCAM/EAV Parque Lage. Possui interesses de pesquisa sobre a cor na história da arte e sobre produções periféricas na arte contemporânea. É assistente do artista Ernesto Neto e tutora de História da Arte e Turismo no consórcio CEDERJ. Faz parte da equipe editorial da eRevista Performatus.

Vitor Gomes

Mestrando em Artes Visuais, na Linha de História e Crítica de Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Bacharel em História da Arte também pela UFRJ e Guia de Turismo formado pelo Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria (CIETH), sendo professor de História da Arte desta instituição. Foi mediador cultural de espaços como o Espaço Cultural BNDES, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro e o Centro Cultural Correios e bolsista do projeto de Iniciação Científica do programa Jovens Talentos Para a Ciência, da CAPES.