Arte-Educação em Museus - Possibilidades e Desafios

com Thiago Grisolia

Carga horária

12h

Datas e horários

quintas-feiras 4, 11, 18 e 25 de março de 2021 das 19h às 22h

Ementa

O curso irá apresentar, de forma teórica e expositiva, um panorama crítico do desenvolvimento da arte-educação em museus e instituições brasileiras. A partir de leituras de textos teóricos e da análise de estudos de caso, objetiva-se instigar os alunos a pensar criticamente sobre suas possibilidades de desenvolvimento e atuação junto ao público e sobre os desafios que a prática da educação museal coloca aos profissionais da área no campo das artes plásticas e visuais.

Público-alvo

Profissionais da arte e da cultura brasileiros, como técnicos, artistas, produtores, professores, curadores, críticos de arte, arte-educadores, entre outros, que tenham interesse em questões relacionadas à arte-educação em instituições culturais.

Plano de aula

  • Aula 1 – Conceitos

Definição do campo conceitual a ser trabalhado; discussão a respeito de algumas expressões. Arte-educação; educação museal; mediação cultural. Limitação do nosso campo a museus de arte no Brasil.

  • Aula 2 – Histórico da arte-educação no Brasil e a PNEM

História da arte-educação no Brasil; do Serviço de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, criado por Roquete Pinto em 1927, até hoje. Os avanços na ideia de “educação em museus”. A Política Nacional de Educação Museal.

  • Aula 3 – Arte-educação e Acessibilidades

Acessibilidade em museus de arte. Acessibilidade física, social e atitudinal. Projetos educativos acessíveis.

  • Aula 4 – Estudo de caso: setores educativos de instituições ligadas às artes visuais no Brasil

Análise de setores educativos de museus e centros culturais voltados para as artes visuais no Brasil. Estruturas, programas e ações educativas.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estud. av., São Paulo, v. 3, n. 7, p. 170-182, dez. 1989. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141989000300010&lng=pt&nrm=iso>.

COHEN, Regina; DUARTE, Cristiane e BRASILEIRO, Alice. Acessibilidade a Museus. Ministério da Cultura / Instituto Brasileiro de Museus. – Brasília, DF: MinC/Ibram, 2012. Disponível em <https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2013/07/acessibilidade_a_museu_miolo.pdf>.

FONTES, Adriana; GAMA, Rita (orgs.). Reflexões e experiências: Coleção Arte & Tecnologia: 1º Seminário Oi Futuro: Mediação em Museus Arte e Tecnologia. Rio de Janeiro: Oi Futuro; Livre Expressão, 2012.

HELGUERA, Pablo; HOFF, Mônica. Pedagogia no campo expandido. Tradução de Camila Pasquetti, Camila Schenkel, Carina Alvarez, Gabriela Petit, Francesco Settineri, Martin Heuser e Nick Rands. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011. Disponível em <http://latinamericanartathunter.org/uploads/Pedagogia_no_campo_expandido_-_8Bienal%20Portuguese.pdf>.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. Disponível em <https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf>.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Educação museal: experiências e narrativas / Ibram. – Brasília: Ibram, 2012. Disponível em <https://forum.acervos.museus.gov.br/publicacoes/educacao-museal-experiencias-e-narrativas-premio-darcy-ribeiro-2010/>.

Conheça o nosso professor

Thiago Grisolia

Produtor Cultural, Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela UFF/RJ e doutorando em Teoria Literária pela UFRJ. É consultor de cultura da Organização Pan-Americana de Saúde para o Centro Cultural do Ministério da Saúde. Foi curador, dentre outras, da exposição “Ana Cristina Cesar – À Mercê do Impossível” (Caixa Cultural/RJ, 2017).