Introdução à Libras (Língua Brasileira de Sinais) para profissionais da cultura

com Augusto Machado

Carga horária

18h

Datas e horários

sábados 6, 13, 20 e 27 e domingos 14 e 21 de março de 2021 das 9h às 12h

Ementa

O curso irá introduzir os profissionais da cultura ao universo da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de modo não somente à sua instrumentalização, mas também lhes contextualizando por meio da apresentação da sua história, criação e desenvolvimento no Brasil.

Público-alvo

Profissionais da arte e da cultura brasileiros, como técnicos, artistas, produtores, professores, curadores, críticos de arte, arte-educadores, entre outros que tenham interesse em se instrumentalizar em Libras para o atendimento e comunicação com os surdos em instituições e atividades da área cultural.

Pré-requisito

O curso é destinado a ouvintes que não sabem Libras.

Plano de aula

  • Aula 1 – Introdução: O que é Libras? + Alfabeto manual e os numerais: cardinais, ordinais e quantidades

No início a aquisição básica da Língua Brasileira de Sinais – Libras como segunda língua (L2) para os ouvintes, introdução de conceitos, teorias, gramática básica, internalização de vocabulário básico geral e novo conhecimento da sua aquisição como segunda língua. Cada participante falará seu nome usando o alfabeto manual de Libras.

  • Aula 2 – Saudações + Sentimentos

Uso saudação em Libras e cumprimento será mais formal ou informal e geralmente é complementado por gestos. A Libras tem também sinais específicos para cada uma dessas situações. Assim podem-se utilizar os seguintes sinais: BO@ D-l-A, BO@ TARDE, BO@ NOITE, O-I, TCHAU.

  • Aula 3 – Verbos I + Calendários / Advérbio de tempo

Aquisição de vocabulário: números, dias da semana e meses do ano em Libras; Cada participante deverá se apresentar em Libras, nome, evento da exposição  e dia da semana (vários temas sobre exposição) e como agir diante de uma comunicação com um surdo e conselhos para o aprendizado da Libras.

  • Aula 4 – Profissões + Verbo com e sem concordância

Explicar aos alunos os sinais específicos para diversas profissões e ensinar verbos específicos com o intuito de desenvolver diálogo inicial com os alunos e sistematizar os sinais aprendidos na aula através de dinâmicas.

  • Aula 5 – Área em artes visuais I + Praticando em Libras no mercado de trabalho: sinais para uso em situações  de atendimento ao público

Aquisição do vocabulário básico de Libras, compreendendo as particularidades culturais e linguísticas das comunidades surdas, além de desenvolver habilidades comunicativas que contribuam para a inclusão da pessoa surda no âmbito do museu.

  • Aula 6 – Área em artes visuais II + Classificadores + Expressão facial e corporal

Compreender a importância do uso de classificadores na Libras e treinar contextos que exijam o uso de classificadores.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 12 abr. 2012.

10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 2005. Disponível em: <Decreto nº 5626 (planalto.gov.br> . Acesso em: 12 abr. 2012.

A ARTE COMO FORMA DE EXPRESSÃO DA CULTURA E IDENTIDADES SURDAS.

FELIPE, TANYA, A. Libras em Contexto : Curso Básico : Livro do Estudante / Tanya A. Felipe. 8ª. edição- Rio de Janeiro : WalPrint Gráfica e Editora, 2007. 

Palhaço Surddy: encontro entre artes cênicas e acessibilidade: https://www.youtube.com/watch?v=TOz-aAh_fsg

Fórum 2018 7ª Edição 08 Atuação do sujeito surdo no Museu do Amanhã: https://www.youtube.com/watch?v=Ccqlmfv9x7A

#MAMonline | Live em Libras com Leonardo Castilho pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=_1S7UTrvG_I

O que é Libras?: https://www.youtube.com/watch?v=my5efyggee8

Conheça o nosso professor

Augusto Machado

Mestrando em Diversidade pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduando em Letras-LIBRAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) / Departamento de Ensino Superior (DESU) (2017). Especialização em andamento em Ensino de Português para alunos surdos, Departamento de Ensino Superior (DESU) (2019). Participou do grupo de pesquisa Compreensão e Produção escrita por alunos surdos e do grupo de extensão com enfoque no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua L2 para alunos surdos e elaboração de material didático voltado para esses aprendizados. Já atuou como Instrutor de Libras e Assistente Educacional de Surdos em salas de recurso e nas salas de aula, em Duque de Caxias e em vários municípios do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação de Surdos, com ênfase em Educação Bilíngue para Surdos.