Portfólio de Artista - Entre Prática e Apresentação

com Silvana Marcelina

Carga horária

8h (turma 1 e turma 2)

Datas e horários

sábados 6 e 13 de março de 2021 das 15h às 19h (turma 1) e sábados 20 e 27 de março de 2021 das 15h às 19h (turma 2)

Ementa

O curso busca abordar de forma teórica e prática a elaboração do portfólio de artista, de modo a pensar tanto o seu papel e aplicação como a sua organização, distribuição e apresentação pelos artistas.

Público-alvo

Profissionais de arte e da cultura brasileiros, como técnicos, artistas, produtores, professores, curadores, críticos de arte, arte-educadores, etc que tenham interesse em se aprimorar na elaboração de um portfólio sobre a sua produção em arte.

Pré-requisito

Não há pré-requisito, porém o conhecimento em programas que permitam edição de texto e imagem como, por exemplo, Word, Power Point, Canva, entre outros, é um facilitador.

Plano de aula

  • Aula 1 – O portfólio e a identidade da/o/e artista

Na primeira aula discutiremos sobre o portfólio enquanto ferramenta para diversas finalidades (vitrine, avaliação, registro de processos) com ênfase no seu caráter narrativo. A partir daí, exploraremos a articulação entre a narrativa do portfólio e a identidade da/o/e artista. Como exercício de reflexão, o grupo analisará coletivamente o portfólio de um artista historicamente consagrado. Ao final do encontro será proposto exercício individual de produção de um micro portfólio, para ser realizado remotamente e retomado no encontro seguinte.

  • Aula 2 – Tecendo a narrativa: como montar o portfólio

Na segunda aula dissecaremos o portfólio, conhecendo os elementos de sua estrutura. Também abordaremos outros elementos, como recursos de apresentação, que podem acrescer à construção narrativa. A apresentação de tais conteúdos acontecerá articulada com uma devolutiva com pontos gerais do exercício individual. Por fim, encerraremos o encontro retomando o portfólio analisado na aula anterior, modificado a partir da avaliação, como ferramenta de síntese das questões apresentadas.

PERNIGOTTI, J. M.; SAENGER, L.; GOULART, L. B.; AVILA, V. M. Z. O portfólio pode muito mais que uma prova. Pátio, Porto Alegre, v. 3, n. 12, p. 54-6, 2000. Disponível em https://studylibpt.com/doc/2125758/o-portf%C3%B3lio-pode-muito-mais-do-que-uma-prova. Acesso em: ago 2020.

SILVA, N. C. da; BARROS, C. de S. A construção de portfólios na educação infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 9, 3, 2009, Curitiba. Anais… Curitiba: PUCPR, 2009, p. 11169 – 11184. Disponível em: https://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/. Acesso em: jul 2020.

Conheça a nossa professora

Silvana Marcelina

Mulher, negra, oriunda da Baixada Fluminense, filha de pedreiro e de empregada doméstica. É curadora, educadora e artista. Graduada e mestra em Serviço Social pela UFRJ, migrou para o campo artístico em busca de novos olhares críticos para as questões do mundo contemporâneo. É especialista em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo IFRJ e discente de Artes Visuais na UERJ. Interessada em macro e micro políticas, reflexão crítica e afetos. Integrou banca de seleção do Edital naZanza (2019), da Escola Sem Sítio, e da Cuíca Residência Artística em Arte Urbana (2020), da Lambes Brasil. Dentre outros trabalhos realizados, destacam-se: a curadoria de Africanizze Performática (2018), assinada em parceria com Candé Costa, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica; a curadoria da exposição O Grito (2019), no Espaço Pence; e, com curadoria coletiva, naZanza (2019-2020), exibida na Galeria Aymoré. Atualmente, integra o núcleo editorial da Revista Corre – arte pensamentos produção (@revistacorre).