Plataformas de Redes Sociais e Marketing para a Cultura

com Fernanda Guedes

Carga horária

12h

Datas e horários

sextas-feiras 5, 12, 19 e 26 de março de 2021 das 15h às 18h

Ementa

O curso traçará um panorama das plataformas de redes sociais e sua aplicação enquanto ferramenta de marketing para a área cultural. Serão apresentados Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, entre outras, bem como suas funcionalidades, utilização e aplicação. O objetivo é demonstrar como obter melhores resultados dentro dos campos da arte e da cultura.

Público-alvo

Profissionais  da arte e da cultura brasileiros, como técnicos, artistas, produtores, professores, curadores, críticos de arte, arte-educadores, entre outros, que tenham interesse em se aprimorar em plataformas de redes sociais e marketing para a área cultural.

Plano de aula

  • Aula 1 – Afinal, o que é uma plataforma de rede social?

Nesse módulo serão apresentadas distintas plataformas de redes sociais, destacando a relevância da presença digital para os trabalhadores da cultura em cada uma delas, bem como suas potencialidades e a que ou quem se destina cada uma.

  • Aula 2 – Contando histórias nas plataformas de redes sociais

O módulo irá destacar plataformas que têm servido como importante ferramenta de divulgação da arte e da cultura, destacando exemplos de sua utilização e desenvolvendo estratégias de marketing de conteúdo. Apresentação de aplicativos que auxiliam o trabalho, como Inshot, Canva, entre outros.

  • Aula 3 – Gerando engajamento

Como utilizar o Instagram e desenvolver um planejamento de persona nessa plataforma. Como gerar conteúdo para o Instagram (feed, stories, reels, lives, IGTV, e vídeos). Como desenvolver textos gatilhos, estratégias de marketing e planejamento aplicadas às plataformas de redes sociais.

  • Aula 4 – Impulsionando e analisando resultados

Quando vale a pena investir em impulsionamento? Principais ferramentas utilizadas pelas plataformas de redes sociais que podem ser aplicadas para a divulgação do trabalho, projeto ou evento cultural e artístico. Como segmentar o público. Análise das métricas de resultados. Fechamento do curso: análise do panorama das plataformas de redes sociais durante a pandemia.

Conheça a nossa professora

Fernanda Guedes
Jornalista, Doutoranda e Mestre em Comunicação pela UFF. Atua há 15 anos no gerenciamento e planejamento de comunicação, envolvendo as rotinas de assessoria de imprensa, produção de conteúdo, revisão e edição de textos para plataformas de redes sociais na área cultural e científica.